CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE CLASSIFICAÇÕES BIOLÓGICAS
Autores
Tayline Silva de Oliveira,Aline Cruz,Marina de Lima Tavares
Eixo Temático
. Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Biologia
Tipo
Pôster
Resumo
Esse trabalho é resultado de uma investigação de concepções prévias de alunos do ensino fundamental realizada durante uma disciplina do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMG em 2011. Seu objetivo foi investigar os conhecimentos prévios destes alunos sobre classificações biológicas utilizando fotos de animais representantes do filo Arthropoda. Para isso foi realizada uma atividade com 21 alunos que envolveu agrupamentos de 10 fotos e explicitação da justificativa para tal. Os resultados mostram que os alunos tendem a classificar apenas os seres impressos nas figuras e não a vê-los como representantes de um grupo maior. Conclui-se assim, que é importante que o professor não apenas apresente a classificação biológica aos alunos, mas os estimulem a compreender a sua construção.