Caminhos para a Didática do Ensino de Biologia e a construção da professoralidade

Título

Caminhos para a Didática do Ensino de Biologia e a construção da professoralidade

Autores

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez,Renata Portugal de Oliveira,Cristiano Teixeira

Eixo Temático

. Formação de Professores de Ciências e Biologia

Tipo

Comunicação oral

Resumo

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas, é constituído de 49 disciplinas obrigatórias, dentre elas destacam-se as de formação pedagógica. Estas disciplinas abrangem diversos campos da área de educação e, três delas, dos aspectos específicos da formação do professor de Ciências e Biologia. A construção dos marcos teórico-práticos propostos para estas disciplinas se estabelece no entendimento do professor como um profissional cujos saberes coincidem com os saberes práticos, experenciais e como prática reflexiva. Neste trabalho, relata-se o percurso vivenciado a partir das disciplinas de Didática do Ensino de Biologia, buscando estabelecer as relações intrínsecas entre formação inicial e a construção da professoralidade da docente da disciplina.