REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Título

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ECOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Daniele Bonotto Possebon,Vidica Bianchi,Maria Cristina Pansera de Araújo

Eixo Temático

. Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Biologia

Tipo

Comunicação oral

Resumo

O artigo sistematiza a formação profissional, integrando conteúdos científicos e pedagógicos na formação docente, a partir do Trabalho de Sistematização do Ensino de Biologia TSEB , da Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Objetivou-se conhecer aspectos do Ensino de Ecologia, sistematizar aprendizados e produções desenvolvidas ao longo do curso, articulando-as através de reflexões sobre a sua história, conhecimentos interdisciplinares e formação profissional. As tematizações proporcionaram articulações entre conhecimentos específicos e práticas pedagógicas do professor voltado para a constituição de uma consciência sobre os conteúdos centrais para formação do pensamento ecológico.