REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DA OPINIÃO DE ALUNOS E PROFESSOR

Título

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A PARTIR DA OPINIÃO DE ALUNOS E PROFESSOR

Autores

Vaneska Aparecida Borges,Regisnei Aparecido de Oliveira Silva

Eixo Temático

. Desenvolvimento de Estratégias Didáticas para o ensino de Biologia

Tipo

Pôster

Resumo

Atualmente são notáveis as dificuldades educacionais relacionadas à necessidade de superar os métodos didáticos tradicionais que não atendem as necessidades atuais do ensino de biologia na escola básica. Nesse sentido o presente trabalho propõe fazer uma discussão das metodologias didáticas no ensino de biologia a partir da análise de questionário aplicado a 30 alunos e 1 professor. Os resultados mostram que a metodologia de aula expositiva ainda é a mais utilizada, embora não seja a preferida pelos alunos e professor. Em contrapartida aula prática é a metodologia preferida pelos alunos e a que afirmam ter maior facilidade em aprender os conteúdos. Outras metodologias como debate e dinâmicas de grupo também foram citadas por alunos e professora como importante no processo de aprendizagem.