A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA AÇÃO/REFLEXÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID.
Autores
Sandra Maria Mendes de Moura Dantas,Antonia Dalva França Carvalho
Eixo Temático
. Formação de Professores de Ciências e Biologia
Tipo
Comunicação oral
Resumo
Experiência de dois anos em Escolas Públicas, por alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPI, no âmbito do PIBID, referenciados pelo modelo de formação prático-reflexivo. Contextualiza a temática da formação docente sobre dois dos paradigmas que a fomentam, explicitando seu referencial teórico-metodológico e implicações e a metodologia utilizada. Os resultados mostram que os futuros professores adquiriram o conhecimento da escola pública in loco; a valorização da profissão docente; o desenvolvimento de liderança; a melhoria das relações interpessoais e maior domínio do conteúdo específico e pedagógico, comprovaram que é possível formar professores reflexivos, inteligentes e críticos, através da ação/reflexão/ação, além de incluir a escola pública, como co-formadora.